X

A Geely

Geely Holding Group

Fundado em 1986 e com sede administrativa em Shanghai, o Zhejiang Geely Holding Group estabeleceu seu “braço” automotivo – a Geely Auto – em 1997, quando iniciou suas atividades produtivas. No ano seguinte, saiu da linha de produção o seu primeiro modelo, o Haoqing SRV. Dois anos depois, em 2000, o segundo modelo, o Geely Meiri.

Proprietária da Volvo Cars [aquisição feita em 2010], da Manganese Bronze [fabricante dos táxis londrinos] e da australiana DSI, uma das maiores fabricantes de transmissões automáticas do mundo [aquisição em 2009], a Geely mostra – hoje – números espetaculares e futuro ainda mais promissor.

Apenas vinte e seis anos depois, em 2012 o faturamento do Grupo Geely foi de US$ 24,6 bilhões. Somente com a marca Geely , o grupo produziu em 2012 mais de 483 mil unidades, o que significou um aumento de vendas de 15% em relação ao ano anterior. Também no ano passado, a Geely foi a montadora chinesa que mais exportou, com volumes superiores a 100 mil unidades, um aumento de 164% em comparação com 2011, tornando-se a exportadora de crescimento mais rápido entre todas montadoras chinesas. Geely fechou o exercício fiscal como a 7ª maior produtora chinesa de automóveis de passageiros.

A título ilustrativo, no mercado chinês o automóvel mais vendido da Geely em 2012 é o sedã EC7, 14º no ranking dos Top 20. Mas é o primeiro da lista entre os genuinamente veículos chineses. Todos os demais são o resultado de joint-ventures de companhias chinesas e montadoras americanas, europeias, japonesas ou sul-coreanas.

De outra parte, a Volvo Cars Corporation, a marca Premium da Geely Holdings, vendeu 421.951 veículos no mundo em 2012 e segue suas projeções de alcançar vendas globais de 800 mil unidades em 2020. A Volvo Cars, informa a direção da Geely, vai inaugurar uma fábrica na cidade de Chengdu, na China, ainda este ano, para melhor atender à demanda do mercado chinês.

A Geely e sua subsidiária Volvo Cars, portanto, já atingiram vendas globais anuais de mais de 900.000 unidades.

Desde 2010, as duas montadoras da Zhejiang Geely Holding Group – Geely Auto e Volvo Cars – mantêm acordos de cooperação técnica e de pesquisa e desenvolvimento. Em fevereiro de 2013, Geely anunciou a instalação de um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Gotemburgo, Suécia, e que foi inaugurado no dia 13 de setembro último. O novo centro terá como foco o desenvolvimento de uma nova arquitetura modular e componentes para futuros veículos de plataformas comuns às duas marcas que atendam às necessidades de ambas. O novo centro de P&D entrou em operação em setembro e terá uma equipe de 200 engenheiros da Suécia e China, já em 2014.

Como primeira montadora privada chinesa, a Geely tem se desenvolvido rapidamente nos últimos dez anos. A estratégica adotada pela Geely em 2007 foi capaz de reorientar sua gama de produtos para uma nova série de produtos de alta qualidade e veículos de alto valor agregado.